fbpx

O que é SWIFT?

dolar swift

Você provavelmente já se deparou com uma sigla que não conhecia, não é mesmo?  E quando falamos em remessas financeiras internacionais, duas siglas estão presentes a SWIFT e BIC.

Códigos SWIFT ou códigos de identificação bancária, são códigos fornecidos pela Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, às instituições financeiras, e é utilizado para identificar estas e instituições não financeiras.

Consiste em um sistema bancário global que garante total segurança no envio e recebimento de remessas financeiras internacionais.

Esse código. (que também é conhecido como código BIC), existe para identificar uma instituição bancária por meio de código universal único e facilitam as transações bancárias entre bancos, principalmente as transferências internacionais.

ENTENDA O SWIFT

O código pode ter de 8 a 11 caracteres e os bancos podem ter mais de um código SWIFT, para que cada região de atuação tenha sua identificação individual.

O código SWIFT é constituído de 8 primeiros números, que são obrigatórios e 3 últimos opcionais. Sem ele não é possível realizar transações internacionais.

Estes trazem informações sobre detalhes sobre código do banco, código do país, código de localização e código da agência.

Os quatro primeiros códigos da instituição (somente letras), dois dígitos seguintes o código do país, os dois próximos o código de localização formado por letras e códigos e os três últimos, o código da agência, formado por letras e códigos. Este último é opcional.

Empresas que buscam efetuar remessas internacionais devem tomar nota do código do banco, para agilizar suas transações. O código SWIFT é utilizado para transferência de dinheiro entre banco, principalmente para transferências telegráficas e transferências bancárias.

Uma curiosidade é que além de sua aplicabilidade monetária ainda é usado em todo o mundo para trocar mensagens entre bancos.

Você sabe o que é IBAN ? Entenda tudo antes de viajar.